PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidadePara pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)
CIDADANIA PARA NETOS (caso Veralu12)
Olá
Gostaria de saber se já existe alguém com processo como neto depois da nova lei e se em alguma situação tenho a chance de requerer a cidadania sem comprovação dos vinculos de morada mas usando o fato de conhecer a lingua portuguesa
Comentários
@Veralu12, boa noite e bem vinda.
Sim, Já existem diversos processos de netos submetidos depois da entrada em vigor da nova lei e sabemos de alguns que já foram concluídos positivamente. No entanto também sabemos de muitos outros que não foram concluídos, por deficiências documentais e dificuldade de apresentar laços efetivos que fossem aceitos pelos julgadores portugueses.
Vera, somente conhecer a língua portuguesa é um laço muito frágil. Pela minha experiência é quase certo o indeferimento somente com este laço. O que tenho aconselhado é que os realmente interessados se associem e comecem a frequentar clubes / associações portuguesas para que daqui a 5 anos possam, dentro da legislação, submeter seus requerimentos com sucesso.
Outros pontos:
abraços e aproveite nosso Portal !